São José... um homem apaixonado por Cristo =P Valei-me São José!

Por uma linda "Deuscidência" a mulher que aqui vos escreve teve a graça divina de nascer no dia de São José (19 de março) e ainda ter por pai o nordestino José e por mãe a nordestina Maria.

Como disse a acadêmicos do Tucuruvi este ano 

"...sou filha do Nordeste... São Paulo é minha capital"

Antes de mais nada, por termos muitos irmãos evangélicos que seguem este blog e partilham das graças aqui transcritas, queria dar uma explicação simples em relação a devoção de nós católicos pelos santos.

Pra vocês, meus queridos irmãos, terem uma ideia, a inspiração que move estas minhas palavras surgiu de uma música evangélica da Aline Barros (do novo cd Extraordinário Amor de Deus que ganhei de minha amiga evangélica Lu).

"Um carpinteiro, um homem simples, apaixonado por uma obra uma missão..."


Quando ouvi estas palavras na minha mente a primeira pessoa que veio em meu coração foi São José, pai terreno de Jesus, pois ele foi este homem simples que ensinou ao Cristo sua profissão.

Só depois quando ouvi que falava da missão de perdoar meus pecados que associei a Cristo. O vídeo acima, muito bem editado, faz com que compreendamos perfeitamente que Jesus primeiro se apaixonou por nós e, agora, somos nós que estamos totalmente apaixonados por Ele.

Peço, em Nome de Jesus, que não tenhamos aqui nenhum tipo de discussão acerca de nenhuma questão doutrinária de nenhuma religião. Somos cristãos e vamos nos apegar ao que nos une.

José durante toda a sua vida esteve "apaixonado por Cristo, apaixonado por seu Amor..."

Muitas vezes paramos muito na questão do "sim" de Maria e nem observamos a grande fé de José. Pensem bem: pra Maria o anjo Gabriel aparece em sua frente com ela ACORDADA.
E José?
José dormia... nas duas vezes que o anjo fala com ele foi por um SONHO...
E ao acordar ele teve a SABEDORIA e o DISCERNIMENTO de saber que não era algo de sua cabeça, mas algo que veio do próprio Deus!
Quantas vezes isso acontece conosco! Temos sonhos, visões. Palavras e nos pegamos no questionamento: "será que isso é de Deus ou da minha cabeça?"

E nesta hora devemos pedir a mesma SABEDORIA e DISCERNIMENTO que teve São José, pois, como diz o Salmo da liturgia de hoje "o Senhor completa aquilo que ele começou" Salmo 137,8

 Que fé tremenda a de José! Que dom tremendo o dele de receber recados de Deus por sonhos. Isso é um dom do Criador.

No Antigo Testamento havia uma promessa de que o Messias viria da linhagem de Davi e José era, assim como Maria, desta estirpe, herdeira da promessa.
Enquanto Maria disse com sua voz e vida: "Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra", José já o disse em atitudes de vida... em testemunho.
Não rejeitou Maria, a recebeu por esposa... acreditou que o Cristo nela gerado havia sido por graça do Espírito Santo que a tinha envolvido, providenciou o lugar para o Cristo nascer, foi obediente e voltou por outro caminho, ensinou sua profissão de carpinteiro ao seu Filho.

Agora me digam: vocês acham que Deus escolheria qualquer um pra ser pai e mãe de Seu Filho?

Deus nos chama a ser santos, esta é uma verdade, e existem pessoas que procuram com sua vida viver esta realidade na simplicidade e outros na radicalidade.
José foi um homem simples em tudo. Tanto que quando querem menosprezar a pessoa de Jesus dizem "não é este o filho daquele carpinteiro?"
José não se envergonhava de sua profissão, era o que ele fazia de melhor e, por isso, fez questão de ensinar também a Jesus.
Quantas vezes nós nos envergonhamos das nossas profissões ou da simplicidade da profissão de nossos pais? Isso acontece principalmente com os adolescentes que acham que grandes profissões fazem grandes pais! É ou não é?
Sou filha de um pedreiro e de uma diarista e digo com toda certeza que meus pais são GRANDES pais. Através da simplicidade deles, do esforço em manter as condições básicas para mim e meu irmão, nós aprendemos que a maior alegria deles era a nossa alegria.

José morreu antes de Cristo e a última vez em que ouvimos falar nele na bíblia é quando Jesus. aos 12 anos, é encontrado no templo e Maria diz "seu pai e eu estávamos a sua procura!"
Quando morreu deve ter tido ao seu lado a presença do Cristo e de Maria! Ah, Senhor, que no dia de minha morte assim também o seja, pois não deve haver maior graça do que esta. Deve ser isso que chamam de boa morte.

José foi santo na simplicidade e olha só o bom "estrago" que sua vida faz até hoje.

No nordeste as pessoas sentem muito orgulho de ter um filho com seu nome. Reconhecem que na simplicidade deste carpinteiro Deus se fez presente e ainda se faz na vida de muita gente.

É por isso, que eu digo: Valei-me São José!

Deixo no fim deste post a linda canção cantada por Eugênio Jorge (voz de profeta no meio de nós) que fala sobre José:


"Eis-me aqui, faça-se em mim o Teu querer! Sou teu José, simples José e nada mais!"

Comentários

  1. Minha filha, a paz de Deus sê contigo!!
    Muito lindo este texto. Sinceramente, nunca tinha conseguido ver José dessa maneira. Via a sua simplicidade, o seu desprendimento, o seu temor de Deus, a sua vida justa e correta, mas mesmo assim, não havia sido tocado no fundo do coração. Isso é mais uma prova de que a Palavra de Deus é Palavra Viva e a cada dia suscita novos entendimentos, sentimentos, em nosso ser! Me apaixonei por José nestas linhas! Deus não permitiria que Jesus nascesse de uma mulher comum, por isso Maria. Da mesma forma, Deus não permitiria que Jesus tivesse um pai comum, por isso José! Obrigado pelas belas palavras. Paz e fogo!

    ResponderExcluir
  2. Quem agradece sou eu que sinto-me abrasada pelo Espírito ao ler cada palavra que aqui você escreveu!
    Com certeza a Palavra de Deus continua queimando o coração de muitos e tem muita coisa cheia de SABEDORIA que vai chegar aos nossos ouvidos para FECUNDAR o nosso coração!

    ResponderExcluir
  3. é com grande emoção que li ese texto me senti muito honrrada em ter são josé como patrono e muito digna em ter são josé como exemplo de pai familia e maria santissima nossa mãe que nos aceitou como filhos e nos deu a honrra sou devota de são josé e me sinto muito feliz valei me são josé que o espirito santo nos abrace com seu fogo amém Duda

    ResponderExcluir
  4. Paty,
    Eis que tenho a plena certeza de que você é uma escolhida do Senhor, suas palavras fluem assim como uma música, sua visão é tão ampla, Deus se alegra de tudo que escreve, da mensagem que passa não só para mim mais para todos que tem a chance de ler esse blog.. Vc tem toda a minha admiração.. Deus te abênçõe hoje e sempre..
    Beijos,
    Mel..

    ResponderExcluir
  5. Que todo louvor seja dado a Deus =) Amém =D

    ResponderExcluir
  6. Amém, todas essas são Palavras do Senhor, da Salvação! "Graças e Louvores sejam dados a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento!" Simplicidade! Entrega! Caridade! "Barco à Vela"! Seja feita a vossa vontade, SEMPRE, Pai Nosso! =D

    ResponderExcluir
  7. Amém... dai-nos Senhor a humildade de José =)

    ResponderExcluir
  8. PAty, hj o teu post superou! Não que os outros tbm não fossem ótimos, mas esse é especial pra mim! Vc me fez pensar em São José como nunca havia pensado.. na Sabedoria e no Discernimento que ele teve a ser SERVO DO SENHOR! Ele HUMANIZOU A SUA SANTIDADE, E NÃO PRECISOU DIZER NADA! AS SUAS ATITUDES BASTAVAM!
    Lágrimas caíram do meu rosto ao ler esse post lindo! MEUS PARABÉNS! QUE DEUS TE ABENÇOE E TE FAÇA SERVA FIEL, ASSIM COMO FEZ À JOSÉ!

    ResponderExcluir
  9. Sim... Nem me fale em chorar, pois este post todo foi feito com muitas lágrimas regando meu rosto também... É tremendo demais sentir que você está sendo usado por Deus, mesmo sem merecer.
    Feliz em saber que sentiu-se tocada por Deus!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom paty, realmente é uma Graça Nascer nesse dia 19 de Março dia de São Jose, Ele é Padroeiro da Comunidade que Sirvo Ágape. E que Honra teve José de ser Pai Adotivo do Próprio Amor. José foi humilde servo de Deus, e deixou-se conduzir por Deus. Naquele tempo aceitar Maria Grávida de Jesus, de um filho não biológico dele foi Ato heróico e importante para a História da Salvação, sabemos o que acontecia com Mulheres Solteiras grávidas naquela época. E José com Muito Amor assumiu essa missão. Quem dera nos também nos deixa-se ser conduzidos por Deus como Glorioso São José. Pai Da Castidade, Sou Fã e Devoto de José. #VeleiMeSãoJosé

    ResponderExcluir
  11. Querida muito linda sua postagem!
    É verdade nos lembramos muito do sim de Maria
    e esquecemos do sim de José.
    Nosso paróco sempre nos diz que o sim de Jose
    está no mesmo patamar do sim de Maria!!

    Um gde abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Despedida 9º ano B =(

Remove a minha pedra, me chama pelo nome!

Luz, Câmera, ASSAOO =) Isso mesmo =D