Chegou a Quaresma =) Tempo de ALEGRIA...

Hoje fiz questão de voltar ao blog e fazer um post especial sobre a Quaresma, pois como bem diz a Palavra de Deus

"Meu povo se perde por falta de conhecimento!" (Oséias 4,6).

Confesso que fiquei admirada com diversas manifestações virtuais em relação a este tempo litúrgico tão importante para nós católicos.

Tinha gente prometendo ficar os 40 dias sem arroz, sem Coca Cola, sem comer carne, sem comer salada (coisa que já nem faziam antes da Quaresma) e anunciando estas coisas em seus status de MSN, Orkut, tweets e por aí vai.

Será que esta mesma intensidade no assunto foi percebida nos ônibus, trabalhos, rodas de conversa... ou estavam todos falando sobre a eliminação da Talula no BBB ou apuração das escolas de samba no Rio de Janeiro?

Com certeza nem chegaram a ler o Evangelho sugerido pela Igreja no dia de hoje que diz que:

"Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
(Mateus 6, 17-18)

Escrevi em meu twitter que

Respeitar a Quaresma dos católicos é princípio fundamental para entender que vamos além de sinais e símbolos...Queremos viver esta grandeza!
 
e agora coloco esta mesma frase aqui como ponto de partida para meus comentários acerca da Quaresma.

Muitas pessoas, católicas ou não, fazem a leitura dos textos que posto em meu blog e, graças a Deus, percebo que cada vez mais nos aproximamos como irmãos na certeza de que Ele nos une.

Sendo assim, este post de hoje pode ajudar você (meu irmão evangélico) a entender o que de fato é a Quaresma para nós católicos (ou o que ela deveria ser); e vai ajudar a nós católicos a meditarmos na profundeza deste tempo litúrgico tão lindo para nós!

Antes de mais nada é necessário entender o que é a Quaresma...

É um tempo privilegiado para a oração... conversão... jejum... esmola... perdão...

Dentro da Igreja nós católicos temos diversos tempos liturgicos (Comum, Quaresma, Advento, Natal) e hoje, Quarta Feira de Cinzas, marcamos o início de um tempo que antecede a PÁSCOA DE CRISTO.
Como já disse em um post anterior a Festa da Páscoa para nós cristãos é muito mais importante do que o Natal, pois é nesta festa que celebramos a maior verdade de nossa fé:

ELE RESSUSCITOU, VIVE E ESTÁ NO MEIO DE NÓS.

Na Quaresma a Igreja inteira se paramenta na cor roxa. Não é nenhuma homenagem ao Corinthians (meu time de coração) e nem é porque as mulheres querem dar um tom feminista no ambiente. Longe disso!

A cor roxa simboliza a penitência... este "voltar-se para Deus".

Lembro-me que antigamente as igrejas cobriam até as imagens dos santos de roxo. Hoje isso é mais raro...

Todos nós somos convidados na Quaresma a fazer um jejum e é neste aspecto que muita gente se confunde em relação ao que jejuar.
Não adianta nada eu fazer um belo de um jejum de Coca Cola e minha língua continuar proferindo mentiras sobre muitas coisas. Por outro lado tem pessoas prometendo ficar 40 dias sem usar a internet, pois sentem que a mesma é um vício em sua vida.

O correto é cada pessoa, em oração, procurar descobrir que situação (não podemos restringir aos alimentos) ela poderá abdicar nos 40 dias como penitência.

A Igreja não obriga ninguém a cumprir o jejum... Não vai ter nenhum sacerdote na sua porta de olho em você ou aparecendo nos seus sonhos pra te assustar.

Uma vez me lembro que pensei assim: vou fazer jejum de chocolate, pois nem gosto tanto disso.
Naquele ano meus alunos me deram tanto chocolate, mas tanto, que até o que eu não achava difícil foi complicado pra mim.

O maior benefício de um jejum bem feito é provar para nós mesmos que nossa alma deve dominar nosso corpo e NÃO O CONTRÁRIO.

Quando pecamos é porque nossa carne domina nossa alma que tem sede de Deus!

Sempre, na Quaresma, a Igreja dá início a uma Campanha da Fraternidade...
Quem ainda se lembra de "e a família como vai? Meu irmão venha e responda..." ou de "quando os pés o chão tocarem para a dança começar..."
Estas canções marcaram campanhas antigas que falavam de Família e Povos Indígenas... E este ano?



Como ilustra a imagem acima a Campanha da Fraternidade deste ano vai falar mais sobre a Vida no Planeta. Olhando a imagem do cartaz da Campanha fica claro que em meio a tanta desolação ainda a vida tenta vencer.
Somos convidados a pensar mais nas questões ecológicas e sobre nossa responsabilidade em preservar as criação de Deus.

Minha querida Danila escreveu assim em seu twitter

 "Quando as cinzas da quarta se tornarem brancas...."

e fez com que eu pensasse bastante sobre a simbologia que envolve a celebração de hoje.

Tem muita gente, não podemos negar, que apronta poucas e boas na festividade do Carnaval e acha que quando vai na Missa de hoje seus pecados são todos apagados quando as cinzas são traçadas em sua fronte no formato de uma cruz... Engano daqueles que pensam assim...

A cruz de Cinzas em nossa fronte representa duas dimensões: primeiro que somos pó e a ele voltaremos; segundo, que é tempo de converter-nos e crermos no evangelho.

Estamos apenas no começo dos 40 dias da Quaresma e que REALMENTE possamos abrir nosso coração para a Restauração que Deus quer e VAI fazer em todo aquele que se abrir...



"Lágrimas são suor de almas que lutam só, só Deus pode entender o que te causa dor...
Pensa no Teu Senhor, recorra ao Seu amor e Cria, Ele é fiel, justo é seu amor!"



Comentários

  1. Nossa realmente tudo o que vc escreveu paty ficou lindo, fui a missa de quaresma e confesso aprendi muito, gostei e saí da missa realizado, me sentindo mais preparado para a quaresma e o que vc disse sobre que quem deve comandar a gente é nosso espírito e não nosso corpo, realmente isso foi profundo e fiz questão de publicar no twitter e pode ter certe, guardei isto em meu coração e sempre que eu for fazer algo de errar, creio que me lembrarei de suas palavras kkkkk', foi lindo mesmo. Hoje na missa estava-mos, Rebeca, Milena e eu, e comentei que gosto muito de ir a missa, de rezar, escutar o envangelho e refletir também, e como vc sabe sou uma pessoa muito alegre ( alegre até de mais kkk ), e gosto muito de cantar tbm ( Dom de Deus ♥ , e comentei com elas que eu gosto muito de ouvir vc cantar, e comentaram assim: '' oo Gustavo admira essa Patricia kkk'' e sabe admiro mesmo, sou muito seu fã ♥, e creio que se a sua vida é abençoada, por que a minha tbm não pode ser? não quero ser igual a vc, porque eu sou o Gustavo UAHSUAHUSAHU, mas quero construir a metade da pessoa que vc é, dentro de mim, gosto muito de vc paty e fica com Deus ♥

    ResponderExcluir
  2. Perfeito
    Adorei o post
    Estava ha tempos a procura disso aqui ó

    A cruz de Cinzas em nossa fronte representa duas dimensões: primeiro que somos pó e a ele voltaremos;

    Simples e perfeito...
    Que Deus te abençoe infinitamente
    Ótima quaresma pra você

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu posto Patrícia, obrigada por me pedir para vê-lo! Obra de Deus, pois eu já estava fechando o twitter, quando resolvi ver as msgs.
    Deus abençoe vc e o nosso tempo de QUARESMA! Deus é a nossa felicidade!

    ResponderExcluir
  4. "Ontem foi embora. Amanhã ainda não veio. Temos somente hoje, comecemos."
    Madre Teresa de Calcutá

    Obrigada a todos e muita graça de Deus pra vcs =)

    ResponderExcluir
  5. PERFEITO O POST!

    Serve para tirar as dúvidas da galera... vc esclarece mto bem todas as necessidades de nossa alma nesse tempo tão importante! QUE DEUS ABENÇOE! Uma ótima Quaresma!

    ResponderExcluir
  6. “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” São Francisco de Assis

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post... é muito bom saber que ainda existem jovens como eu, que aceitam a religião e Cristo em nossas vidas. Amém !!!

    ResponderExcluir
  8. Que possam existir muitos mais... Assim seja =)

    ResponderExcluir
  9. São liindos os post da Paty e são feitos com o caoração :)

    ResponderExcluir
  10. Linda Reflexão...de todas as postagens..Te seguindo no blog e no tt. Me segue no tt p/trocarmos figurinhas rrsrs Claro de evangelização! rssrsr bjs. Caminhada quaresmal hj as 06 da manha.. são agora Meia noite! Uffaaaaa
    São jose valei-nos!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela partilha de graças. Fique com Deus =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Despedida 9º ano B =(

Remove a minha pedra, me chama pelo nome!

Luz, Câmera, ASSAOO =) Isso mesmo =D