“O Senhor está no meio de nós ou não?” Êxodo 17, 7b

Este versículo da 1ª Leitura de hoje causou uma inquietação enorme em meu coração desde o momento em que tomei conhecimento acerca dele. Não há dúvidas que nas homilias de hoje muito se falou sobre o diálogo de Jesus com a samaritana e toda a beleza de verdades de fé que norteiam esta conversa...
Realmente o Evangelho nos trouxe inúmeras palavras de Salvação, mas alguém enxergou o grande poder nesta indagação que finaliza o texto bíblico da primeira leitura?

“O Senhor está no meio de nós ou não?”
Êxodo 17, 7b

É a partir da resposta a esta pergunta que sabemos, de fato, se estamos em sintonia com o querer do Cristo ou não.
No mês passado Deus havia me inspirado através de seu Santo Espírito a tecer aqui no blog comentários acerca de uma resposta que damos sempre na Santa Missa.
O celebrante nos diz: "O Senhor esteja convosco!"
E nós, meditando ou não o poder desta resposta, dizemos em uníssono: "Ele está no meio de nós!"
Você consegue mensurar o poder que está aliado a esta sua resposta?
Você já parou pra pensar nisso?
Observem que no Evangelho vemos que a samaritana sai e conta a todos que havia conhecido o Cristo e depois do povo falar com Ele dizem a ela:

 “Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo”.
João 4, 42

Quantas vezes nós acreditamos num Deus que os outros experimentaram e contam pra gente? Quantas vezes sabemos apenas do Cristo que faz na vida das pessoas ao nosso redor e nos esquecemos que Ele tem muito a fazer na vida de cada um de nós?
Quantas vezes nos contentamos com os recados que Deus manda para nós através de outras pessoas e não desejamos nós mesmos ouvir o que Deus tem a dizer diretamente para nós?

Responda pra sí mesmo, de coração contrito: "Ele está no meio de nós ou não?"

Reparem que neste domingo da Quaresma a liturgia é muito clara ao dizer que:

"Mas está chegando a hora, E É AGORA, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade."
João 4, 23

Não pense que fui em quem escreveu que "é agora"... Isso está na sua Bíblia assim como está na minha e pode ter CERTEZA que Palavra anunciada é Palavra que precisa se cumprir!

Tenho a honra de morar do lado de uma igreja e poder ir visitar meu Jesus Sacramentando sempre que encontro a porta aberta. Até brinquei hoje cedo que gostaria muito de ter a chave da comunidade só pra poder ir sempre lá ficar adorando Jesus Sacramentado, pois eu sei que o mesmo Jesus que estava na beira daquele poço de Jacó e conversou com a samaritana está no sacrário me esperando para dialogar com Ele.
Sei que alguém pode dizer assim:

"Mas como? Eu me coloco lá diante de Jesus e não ouço nada!"

O fato de você não escutar nada não significa que Ele não esteja fazendo, pois as grandes obras que Deus faz são realizadas quando temos a certeza de que mesmo em nosso silêncio Ele está ali sendo Fiel e Justo as suas promessas para cada um de nós.

Precisamos cada vez mais reconhecer que é na adoração que conseguimos nos aproximar mais deste Deus que nos ama. Que é na adoração que somos libertos, salvos, curados... Na adoração descobrimos o que precisa ser mudado em cada um de nós.

Mas esta adoração precisa ser EM ESPÍRITO E EM VERDADE!

Se coloque em oração e peça ao Espírito Santo de Deus que venha ficar com você, para que Ele mesmo peça em seu favor, pois Ele sabe melhor até do que você o que é necessário se pedir...
Adore a Cristo em Verdade. Não queira imitar pessoas em suas adorações, não queira falar bonito, ter uma oração que chame a atenção...

Deus consegue te escutar até quando você permanece em silêncio, pois Ele te sonda e te conhece.

Qual é a resposta que VOCÊ tem para dar a pergunta que intitula este post. Ele está ou não contigo?
Não posso responder por você, mas eis a minha resposta:

"Em Espírito, em Verdade, te adoramos, te adoramos
Em Espírito, em Verdade, te adoramos, te adoramos
Rei dos Reis e Senhor te entregamos o nosso viver
Rei dos Reis e Senhor te entregamos o nosso viver

Pra te adorar oh Rei dos Reis
Foi que eu nasci oh Rei Jesus
Meu prazer é te louvar
Meu prazer é estar nos átrios do Senhor
Meu prazer é viver na casa de Deus
Onde flui o amor"



Comentários

  1. Sua reflexão é muito oportuna! Espero que todos os que lerem reflitam e que esta resposta seja positiva. A quaresma é um tempo de reflexão, de revisão, de mudança, façamos então uma mudança para melhor, sejamos luz e não trevas para nossa família, nossa cidade, nosso país, nosso mundo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado Paty, precisamos ser mais que cantores mais que intercessores, mais do que ministros. precisamos ser Adoradores, em Espirito e Verdade, Verdadeiros Adoradores esses sao os Adoradores que o Pai procura. Que a nossa vida o nosso caminhar o nosso testemunho junto tambem seja uma forma de Adorar a Deus... levando o verbo o "Amar" a todos!!!

    ResponderExcluir
  3. Paty VC Flou Tudo Nesse Post Pois Mais Que Falçar O Senhor está no meio de n[os é preci so senti lo interiormente e só ele nos conhece como ninguém sabe nossas dores angustias .. então seu post foi muito bem colocado bjo Duda

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Ricardo e Duda pelas colocações... elas sempre nos ajudam mais a entender do que estamos falando e vivendo!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Despedida 9º ano B =(

Remove a minha pedra, me chama pelo nome!

Luz, Câmera, ASSAOO =) Isso mesmo =D