A dor é maior quando se olha e não se enxerga by Rosa de Saron

Paz de Jesus a todos os que visitam este blog   =) 


 Fiquei alguns dias ausente, pois estava meditando sobre as coisas que ando escrevendo aqui e pensando em voltar somente quando Deus desse ordem para que isso fosse feito. Não ache que Ele deu um grito e eu o escutei... não... hoje Ele falou comigo de uma forma muito simples: Na chuva ao fim da tarde =)

"Você passou por mim e eu tentei me agarrar
No que podia ver, mas eu não via nada
E triste sem saber, eu tinha tudo e nada
Pois eu não vi você comigo nessa estrada
A dor é maior quando se olha e não se enxerga"


Este trechinho da canção "Na chuva ao fim da tarde" do Rosa de Saron encaixa-se perfeitamente com o dia de hoje em todos os sentidos, físicos e espirituais.
As pessoas que foram na Santa Missa celebraram hoje o DOMINGO DA ALEGRIA (4º Domingo da Quaresma) e, espero eu, devem ter saído das missas e celebrações com o coração alegre por saber que Outrora éramos trevas, mas agora somos luz no Senhor! Efésios 5,8

Na primeira leitura vimos Deus escolher Davi não por sua aparência, mas por seu coração! E aí temos a primeira grande lição pra esta quaresma... nossos votos e compromissos que estabelecemos cumprir durante este 40 dias de retiro espiritual precisam estar gravados em nosso coração! Não precisamos anunciar "pra Deus e o mundo" o que estamos fazendo de bom ou deixando de fazer de mau, pois Deus nos sonda e conhece até a essência de nossa alma.

Repararam que pra fazer o cego de nascença enxergar Jesus faz BARRO com sua saliva e coloca nos olhos dele?
Quem viu o primeiro post sobre a Quaresma aqui postado vai lembrar daquela verdade que aqui foi transcrita... Fomos feitos do barro...
Lembra da canção da Quarta-feira de Cinzas...

"Não te esqueças somos pó e ao pó vamos voltar!"

Mais uma vez a liturgia diária vem diretamente aos nossos corações mostrar que é necessário enxergar as realidades que nos cercam, pois a dor é maior quando se olha e não se enxerga.

Na celebração agora a noite um  rogacionista, cheio do mover de Deus, disse assim: Os viciados olham que o cigarro faz mal para muita gente, mas fingem que não enxergam.

São como os fariseus daquele tempo que viam Deus agindo através de Jesus, mas fingiam não enxergar colocando uma série de vendas em seus olhos para não adimitir aquilo que estava diante de seus olhos! Quantas vezes não somos nós estes fariseus que assumem compromissos nas comunidades, estamos ali cumprindo categoricamente os mandamentos, mas cumprimos a lei por cumprir?

Esta semana que se passou meditei muito uma frase de são Basílio que diz mais ou menos assim:

"Se obedeço a Deus porque tenho do castigo que posso receber, eu sou um escravo.
Se obedeço a Deus porque quero as recompensas que Ele pode me dar, eu sou um mercenário.
Se obedeço a Deus porque sei que Ele sabe o que é melhor para mim, sou filho."

Quando não estamos na posição de filhos ao obedecer os mandamentos de Deus estamos ou sendo escravos ou sendo mercenários.
E quantas vezes estamos cegos e nem conseguimos enxergar estas condições em nosso dia a dia.
Sabe aquela vez que você pensa assim: "Ah... amanhã tem missa cedinho! Vou ter que madrugar... que droga! - Você está sendo um escravo.
"Me disseram que lá naquela comunidade o menino que toca no ministério é super bonitinho, será que ela não se encataria comigo?" - Você está sendo mercenário.

E quantas e quantas outras situações você não está de coração na condição de filho de Deus?

Quando eu era criança, sinceramente, eu só obedecia a minha mãe porque morria de medo das mangueiradas e chineladas que ela me dava após minhas desobediencias.
Só elogiava a minha mãe quando queria que ela me desse um tricado...

Mas eu cresci e hoje percebo que a minha mãe sempre quis e quer o melhor para mim e sou uma filha que ama, de coração, minha mãe e faço as coisas por ela para tentar retribuir um pouco do muito que ela fez e faz por mim.

Com Deus é a mesma coisa!

Quando a gente está no começo da caminhada muitas vezes obedecemos a Deus porque lá na catequese a tia disse que Deus ia nos castigar... ou então uma pessoa diz... "como assim você não acredita em Deus? Vai pro inferno, hein?"

Também tem aquelas situções em que só estamos com Deus por causa das promessas Dele... Queremos que Ele cumpra isso, aquilo... queremos que tudo prospere, que nada nos falte... somos mercenários em todos os sentidos.

Mas quando crescemos na graça de Deus acontece a mesma coisa que aconteceu comigo em relação a minha mãe:

Nossos olhos se abrem e nos sentimos muito pequenos diante de um Deus que fez e faz tudo por nós. Tentamos retribuir de alguma forma tudo isso, mas, por mais que façamos, nunca conseguiremos dizer "já fiz tudo que podia".




Seja filho deste Deus, apenas isso! Todo o resto que você pensar e fizer será unicamente por reconhecer o amor que Ele tem por ti.

Comentários

  1. OI Paty Adorei O Post ele fla justamente de quando nos aproximamos de Deus ás vezes por interesse ou por alguma promessa nossa tem muitas amigas minhas que fazem isso mas deus sabe o que faz mas interpretando essa musica muitas vezes Deus nos da uma dor ou muitas vezes algum sofrimento que pode ser maior quando não enxergamos ele e passamos ingnora lo seu blog e muito lindo adoro as suas palavras obrigda viu adoro um bjo Duda

    ResponderExcluir
  2. Duda... todas as vezes que vejo suas visitas aqui o meu coração se alegra... Imagina o de Deus que nunca te esquece?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Despedida 9º ano B =(

Remove a minha pedra, me chama pelo nome!

Luz, Câmera, ASSAOO =) Isso mesmo =D