"Cantar é rezar duas vezes" Santo Agostinho

Começo este post de hoje desejando a todos um ano de 2012 cheio de paz, benção, luz e simplicidade! Não quero desejar aqui "muito dinheiro no bolso", mas sim que "nada te falte", como nos diz o Salmo 23: "O Senhor é meu Pastor e NADA me faltará!"
Este é meu primeiro post deste ano e aqui estou após uma Santa Missa com Jesus Eucarístico fazendo morada em mim.
Peço que esta presença de Jesus venha me abençoar em cada palavra que escrever aqui nesta noite, pois desde a benção final dada pelo padre senti meu coração arder como o dos discípulos de Emaús e percebi que Deus me chamava para ser usada por Ele mais uma vez.
Então vamos lá! Começo pedindo que você preste atenção na letra desta canção:

"Para que você seja feliz você tem que abrir seu coração
ao seu inimigo perdoar, OUÇA O QUE DIZ ESTA CANÇÃO
Veja o exemplo de Jesus, suportando toda a humilhação
mesmo colocado numa cruz, disse: 'Pai, lhes dê o seu perdão'
Ele foi chicoteado, com espinhos coroado,
mas mesmo assim abriu seu coração
Ele foi crucificado, ofendido e humilhado 
e aos seus inimigos deu o perdão
Então faça como Ele fez e perdoe o seu irmão
e de Jesus você terá o perdão!"

Para quem nunca ouviu a música eu achei um vídeo no youtube e disponibilizo aqui embaixo:

Começo pelo trechinho que fiz questão de escrever com letras bem destacadas: "OUÇA O QUE DIZ ESTA CANÇÃO!"
Hoje escutei esta canção no Ato Penitencial da Missa dos Jovens e me lembrei de 1998, ano em que conheci esta letra e a situação em que ela me foi apresentada.
Estava começando a cantar na igreja e a Genoveva, grande instrumento de Deus, estava dando uma formação litúrgica. Explicou-nos tudo em relação aos paramentos do altar, cantos litúrgicos, cantos próprios para grupo de oração, importância dos músicos para Deus e tantas outras coisas mais.
Contudo, em meio a tudo o que ela disse uma coisa me marcou e ecoa em meu coração sempre que me disponho a cantar pra Deus: Não existe nada melhor do que se cantar aquilo que se vive!
Naquela hora comecei a pensar bem mais nas coisas que andava cantando e na responsabilidade que era entoar cantos e salmos pra Deus.
Antes de soltar a voz parei para meditar as letras dos cantos, comecei a relacioná-las com as passagens bíblicas em que tais versos eram inspirados e, assim, percebi que os cantos passaram a adquirir um maior sentido em mim.

"As palavras movem, os TESTEMUNHOS arrastam!"

Não desejo que você, irmão, ache que estas palavras se dirigem apenas as pessoas que cantam. Não! Ela se dirigem a todos aqueles que entoam a Deus cânticos, seja com sua voz, seja com seu instrumento, seja na missa de sua comunidade, no seu grupo de oração, grupos de rua, vigílias, casa... debaixo do chuveiro...

Ano passado escrevi um post aqui falando sobre as propriedades que a música tem de entrar em nossas mentes e suscitar pensamentos diversos. Sendo assim, é necessário pensar muito bem nas coisas que se cantam.
Lembro-me muito bem de uma mãe na reunião de pais no colégio onde trabalho que veio procurar a professora de inglês para perguntar a elas o que significavam os dizeres na camiseta da filha dela, pois ela não sabia e tinha medo de ser uma mensagem negativa.
Todo mundo gosta de uma música e acredita que a letra dela tenha alguma relação com sua vida ou com algum momento pelo qual se esteja passando.
Engraçado que algumas vezes gostamos de canções em língua estrangeira e quando descobrimos o que significam percebemos que não são tão "lindas" como nós pensávamos.
Mas, voltando ao que Deus quer falar, esta música aí em cima chama-se "O PERDÃO" e fala logo na primeira estrofe que pra ser feliz de verdade é necessário perdoar seu inimigo.
Difícil não é?
Há 15 dias assisti um filme chamado Graça e Perdão que conta uma história real de famílias que tem suas filhas mortas na escola por um assassino em série e elas resolvem perdoá-lo. Fiquei muito tocada com a história e só vendo este filme pude entender que ao perdoar uma pessoa o bem maior que estamos fazendo é a nós mesmos, não a pessoa que está recebendo-o.
Muitas vezes as pessoas nos magoam, nos acusam de coisas que não fizemos, nos insultam, acham que somos fracos, sem valor e, de alguma forma, ficamos magoados com tudo isso.
Outras vezes, sem perceber, uma pessoa nos diz algo que não gostamos de ouvir, nos olha de um jeito estranho ou até nos desvaloriza e ficamos com aquele sentimento dolorido dentro de nós.
Não precisamos esperar que esta pessoa venha nos pedir perdão, precisamos nós perdoá-la em nosso coração. Isso sim!


Quando perdoamos o nosso coração fica livre para a graça de Deus! Fica disponível para Ele fazer o que quiser.
Na segunda estrofe desta mesma música pede para que observemos o exemplo de Cristo que suportou toda a humilhação, foi colocado na cruz e ainda assim disse "Pai, lhes dê o seu perdão!"
Quando eu, Patricia, sou colocada em uma cruz respondo como a Cristo "Pai, lhes dê o seu perdão!".
Quando você for julgado faça o mesmo. Não queira tomar satisfação, não queira se justificar, Deus mesmo é sua justiça. Nunca deixe de agir com a VERDADE, pois é ela quem nos liberta e NO FIM Deus mesmo virá e separará o joio do trigo.
O verso final é uma verdade de fé: "Então faça como Ele fez e perdoe seu irmão e de Jesus você terá o perdão!"
Mesmo que você não tivesse conhecimento desta canção você reza no Pai Nosso: "Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".

É necessário perdoar! Perdoar nos faz bem! Não espere pelo dia de amanhã.
Cante com sua vida... Cante com sua alma... Preste atenção no que você canta.

Não vou me precupar se me decepcionei com uma ou outra pessoa... vou confiar cada vez mais no Deus que nunca me decepciona e sonda meu coração, conhece meus pensamentos e a palavra antes que me chegue a boca!

Preciso ir, mas fica aqui a minha recomendação para que assistam o filme. Está disponível em vários sites para ser visto on line.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, volva para nós a sua face e nos dê a sua paz! Amém =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Despedida 9º ano B =(

Remove a minha pedra, me chama pelo nome!

Luz, Câmera, ASSAOO =) Isso mesmo =D